0 Em Dicas

SITE PARA ANALISAR A COMPOSIÇÃO DOS PRODUTOS | COSDNA

cosdna9

Oi gente linda, tudo bem? Hoje vamos falar sobre composição de produtos, na verdade vou compartilhar com vocês um site que te auxilia a analisar a composição dos cosméticos e assim você consegue ter uma noção do quanto esse produto pode ou não ser prejudicial a sua pele.

O site em questão é o COSDNA, que já é bem conhecido entre as amantes de cosméticos, nele você consegue analisar as composições dos produtos e saber quais tem probabilidade de dar acne, qual pode ser prejudicial a longo prazo e assim por diante.

cosdna1

Apesar da ‘’apresentação’’ do site não ser das melhores a forma de utilizar é bem prática. Ao entrar no site você se deparar com a foto acima.

Para pesquisar a composição do produto basta escrever qual o cosmético que você quer analisar na aba da lupa e clicar em – SEARCH.

cosdna2

Alguns cosméticos que já foram pesquisados ficam registrados no site, então basta selecionar um dos links de pesquisa para conferir a sua composição.

cosdna3

Quando você clica no link pesquisado o site irá abrir na tabela de componentes do produto. E é nessa hora que você vai identificar quais produtos fazem mal ou bem para a sua pele.

cosdna4

COMO FUNCIONA A TABELA?

O COSDNA dividi da seguinte forma os componentes:

INGREDIENTES (Ingredient): nessa parte ele mostra a nomenclatura do componente.

FUNÇÃO (function): nessa categoria o site mostra para que serve determinado componente, se ele é um solvente, hidratante, emoliente, fragrância, pigmento, protetor solar, antioxidante, controle de oleosidade, conservante, se é sintético ou natural.

PROTEÇÃO (uv): nessa categoria ele mostra quais componentes tem proteção solar.

ACNE: nessa categoria o site mostra quais componentes são comedogênicos, ou seja que podem causar acnes, principalmente em peles com tendência a acne. Nessa categoria ele pontua os componentes de 0 a 5, sendo 0 poucas chances e 5 grandes chances de causarem acnes.

IRRITAÇÃO (irritant): nessa categoria o site mostra quais componentes podem causar irritação na pele, principalmente em peles mais sensíveis. E assim como na categoria Acne, ele pontua de 0 a 5, sendo 0 poucas chances e 5 grandes chances de causarem irritações/alergias.

SEGURANÇA (Safety): nessa categoria o site mostra quais produtos podem causar danos na pele ao longo prazo, ou seja, conforme você for usando esse produto. Nessa parte o site pontua de 1 a 9 e separa por cor também. Sendo bolinhas verdes componentes que você pode ficar tranquila que tem poucas chances de causar danos, bolinhas amarelas é bom você ficar em alerta, principalmente se sua pele for muito sensível e bolinhas vermelhas, sinal que aquele produto vai causar algum problema ao longo do uso, principalmente se você tiver pele muito sensível ou com tendência a acne.

cosdna5

E SE NÃO TIVER O PRODUTO NA BASE DE PESQUISAS DO SITE?

As vezes pode acontecer de determinado produto não ter sido pesquisado no site, então nesse caso você não irá encontrar a analise de composição da forma que foi mostrada nas imagens acima.

Se você quiser analisar algum produto que ainda não tenha sido pesquisado no site, basta clicar em – ANALYZE COSMETICS.

cosdna6

Ao clicar nessa aba o site irá abrir em uma caixa para você digitar os componentes do produto. Basta digitar os componentes e clicar em – ANALYSIS.

cosdna7

Ao clicar em analisar o site vai mostrar a tabela dos componentes e em alguns casos ele mostra também qual o produto que você está descrevendo e em outros ele não consegue identificar qual é o produto.

cosdna8

Mas atenção, nem sempre os componentes que não possuem pontuação querem dizer que são componentes ‘’limpos’’, as vezes o site não coloca pontuação simplesmente pelo fato de não ter uma classificação exata para aquele componente ou pelo fato do componente não constar na lista do site.

Então, o site COSDNA é somente um meio para você identificar alguns componentes do cosmético que você deseja usar, não quer dizer que ali é a verdade nua e crua da composição, por isso vale a pena fazer mais pesquisas, além desse site.

Essa é uma das formas de pesquisar e analisar a composição dos produtos, é uma forma de saber se determinados produtos podem causar mal para a sua pele, mas vale lembrar que é sempre bom fazer uma pesquisa/consulta com o médico dermatologista, principalmente quando falamos de produtos de cuidados para a pele.

Se você quiser entender mais sobre esse assunto de componentes, a blogueira Karen Bachini, do blog ”E ai beleza?”, fez um vídeo em seu canal de resenhas contando tudo sobre pesquisas de produtos e componentes. Vale muito a pena assistir e também conhecer o canal da Karen, pois quanto mais vídeos de resenha você assistir maior será a sua compreensão sobre determinado produto.

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre essa forma de pesquisa dos componentes dos produtos. Me conta se você tem o costume de pesquisar os produtos que utiliza e qual a forma que você faz essas pesquisas? Obrigada por ler até aqui, um super beijo. <3

You Might Also Like

Sem comentário

Comentar