Oi gente linda, tudo bem? Hoje eu trago a resenha dos livros “Dia de beauté” da Victoria Ceridono.  Digo livros pois, são dois volumes e como eu li os dois não fazia sentido dividir um post pra cada, por isso vou fazer tudo aqui, rs!

Antes de começar falando dos livros em si, vou te apresentar Victoria Ceridono, caso você não a conheça.

livro-dia-de-beaute9

Victoria Ceridono nasceu em São Paulo mas atualmente mora em Londres. É jornalista de beleza há mais de dez anos, blogger e autora do livro “Dia de Beauté: Um Guia de Maquiagem para a Vida Real”.

Lançou o blog Dia de Beauté, um dos pioneiros no Brasil, em 2007, quando estava na faculdade e era estagiária no site Chic, de Gloria Kalil. Na época também escrevia para a Vogue e em 2010 virou editora de beleza da revista, cargo que ocupa até hoje.

livro-dia-de-beaute4

Vou começar falando do volume 1.

O livro “Dia de Beauté” é um manual, ou melhor, uma apostila com várias dicas de automaquiagem.

No volume 1, você encontra desde os cuidados da pele, até uma make fácil para noite.

livro-dia-de-beaute1

Além das dicas práticas e básicas de automaquiagem o livro explica bem as funções de cada produto, mas a autora sempre ressalta que na maquiagem NÃO EXISTE REGRAS.

O que concordo com ela, você aprende a se maquiar com alguém e conforme o tempo vai passando você vai colocando seus toques e dando mais personalidade a maquiagem. Então não existe uma regra, uma ordem exata, tudo vai depender de como for melhor e mais prático para você. E no livro a Vic ressalta bem isso.

livro-dia-de-beaute3

A Vic tem um estilo de maquiagem bem diferente do meu. Ela usa muito as mãos e prefere makes mais leves e discretas, durante o livro isso é bem perceptível, pois ela vai passando as dicas de maneira leve e bem simples, sem complicações.

É uma excelente opção de leitura pra quem está iniciando nesse universo da maquiagem ou para as mulheres que ainda não se sentem à vontade com os produtos, pincéis e esponjas.

livro-dia-de-beaute2

O volume 1 é bem completo, os capítulos são separados por partes do rosto, olha só:

  1. Todo dia é dia: uma pequena introdução sobre o livro e maquiagem;
  2. Equipamentos: capitulo que fala sobre pincéis, esponjas e como montar um kit de maquiagem;
  3. Pele: capitulo completo sobre pele, quais os produtos necessarios, quais usar, como cuidar, como preparar;
  4. Olhos: Nesse capitulo você vai encontrar tudo sobre olhos, rs! Sobrancelhas, sombras, esfumado e cílios;
  5. Boca: dicas de aplicação de batom;
  6. Na prática: truques express de maquiagem;
  7. Passaporte Beauté: Nesse capitulo você vai encontrar uma lista gigante de produtos para se levar na viagem, achei isso um maximo e na última viagem que fiz fui conferindo os produtos que estava levando através da listinha que tem no livro.

Mas como eu disse, as dicas são básicas e simples, você não irá encontrar técnicas avançadas de maquiagens, muito menos explicações complexas sobre cada produto.

A proposta do livro é de ser um guia prático de AUTOMAQUIAGEM, dicas e truques para você aplicar no seu dia a dia.

livro-dia-de-beaute6

Falando sobre o volume 2: Confesso que assim que terminei de ler fiquei um pouquinho decepcionada com a parte dois do livro “Dia de Beauté”.

Tem alguns capítulos com dicas mais avançadas, mas nada super elaborado. O livro se divide nos mesmo setes capítulos do volume 1.

O que me decepcionou foi o fato de ter muito conteúdo repetido do volume 1 no volume 2. Tem algumas partes que são exatamente a mesma coisa tanto no primeiro livro como no segundo. A diferença é que no volume dois tem alguns truques mais avançadinhos.

livro-dia-de-beaute7

Mas quando parei para analisar a proposta do livro que é de AUTOMAQUIAGEM com dicas práticas e básicas consegui compreender melhor o por que dessa “repetição”.

Mas pra quem está começando o volume 1 já é ótimo e bem completo, com o que tem no livro você já consegue criar várias makes legais, basta ser criativa.

livro-dia-de-beaute8

Uma coisa que eu tenho que tirar o chapéu é para a fotografia do livro, tudo foi muito bem pensado, o cenário, as makes, a decoração, os produtos todos fofinhos, as fotos são lindas, encantam os olhos.

O meu livro é da versão mais barata (mais humilde, rs). O material do livro é mais simples, comprei pela revista Avon em uma super promoção, paguei R$ 44,00 nos dois livros.

Mas você também encontra esses livros em livrarias, só que até hoje eu só vi nas livrarias a versão mais chic, de capa dura, com folhas mais grossas, enfim, um material melhor. Claro que por ser de um material melhor o valor é mais alto, na livraria Cultura o volume 1 na versão chic custa em média R$ 80,00.

livro-dia-de-beaute5

Resumindo, eu gostei do livro! Como disse a Vic tem um estilo de maquiagem bem diferente do meu e isso foi o mais legal, poder ler dicas de alguém que tem um gosto de maquiagem diferente, ver as dicas e truques que ela usa, achei bem legal.

Pra quem não tem muita habilidade com maquiagem e quer aprender o básico de forma simples é uma boa indicação esse livro.

Espero que vocês tenham gostado, me conta nos comentários se você já leu esse livro e o que achou dele, vou adorar saber. Obrigada por ler até aqui um super beijo e até o próximo post. <3

*Nenhum produto foi utilizado para fins publicitários