Olá minha gente! Como prometido hoje vou compartilhar com vocês técnicas de cachear o cabelo ainda em transição e alguns produtos que facilitam a durabilidade dos cachos.

Antes de mostrar as dicas preciso dizer que a texturização (texturização é deixar a parte lisa do cabelo cacheado) nunca deu o resultado desejado durante a minha transição. Porque simplesmente não funcionavam em mim.

O fio do meu cabelo natural é grosso e as pontas estavam ralas, então ficava  feio demais, depois que eu usava algumas técnica a raiz inchava e as pontas ficavam com poucas ondulações. Terminava que eu saia com um belo de coque no cabelo ou então pranchava quando era uma ocasião especial.

 Já vou adiantando que as técnicas que vou apresentar podem funcionar super bem para o seu cabelo ou fracassar como aconteceu comigo. Meu conselho para você é testar cada técnica antes de sair, não deixe pra fazer em cima da hora ou no mesmo dia que você for á algum lugar porque, se não der certo, não dará tempo de você fazer qualquer outra coisa. Vou deixar de conversa e vamos as dicas!

CACHEAR O CABELO COM BOBS

Nossa mãe que o diga! Os bobs sempre foram usados para formar cachos ou apenas algumas ondas nos cabelos e não poderia passar despercebidos não é mesmo? No mercado existem uma infinidade deles, os maiores fazem cachos mais abertos e os menores, mais fechados.

Os de espuma cacheia muito e são bem mais rápidos, para mim, eles são os melhores e eles não precisam de grampo, já vem com uma forma de prender o cabelo.

Existem duas formas de cachear o cabelo, uma é com o cabelo úmido e a outra com cabelo já seco.

Com o cabelo úmido: separe -o  em mexas finas, passe um pouco de creme de pentear e um pouco de gel ou mousse . Envolva a mexa no bob até o coro cabeludo, prenda com um grampo que aqui na Bahia chama-se mice, rsrs! Deixe o cabelo secar naturalmente. Você  pode secar com o secador, se preferir.

Com o cabelo seco: utilize um óleo de sua preferência com um pouco de reparador de pontas. Use pouco para não ficar aquele aspecto  de cabelo sujo e pesado. Separe em mexas e coloque os bobs e mais uma vez não enrole até a parte do cabelo natural.

O tempo que fica no cabelo é vai depender de cada fio de cabelo, minha dica é tirar um bob e observar como está a forma do cacho, se tiver do jeito que você deseja, retire ,se não estiver deixe o cabelo mais um tempo com o bob.

cachear-o-cabelo

CACHEAR O CABELO COM PAPÉIS 

Quem diria que dava para cachear o cabelo com papeis? Pois é dá sim e muito bem!

  • Folha de oficio (sulfite);
  • papel higiênico (folha dupla é o ideal mas pode ser folha simples);
  • folhas de revistas;
  • papel toalha (aqueles usados na cozinha para diminuir o óleo de frituras );
  • jornal;
  • papel laminado.

O papel higiênico, papel toalha e o papel laminado é ideal para mexas mais finas, já os demais podem ser feitos tanto em mexas finas e mais grossas.

Enrole a folha formando um rolinho, com o cabelo seco divida em mexas, utilize um óleo de sua preferência com um pouco de reparador de pontas, envolva o cabelo bem no meio da folha e depois dê um nó nas pontas da folha para que o cabelo fique preso. Faça isso em todo o cabelo. Fácil, não é mesmo? Como exemplo de como fazer, segue o vídeo da Luisa Laranja:

CACHEAR O CABELO COM CANUDO

Os canudos conosco tem outra função, fazer cachinhos!

Com o cabelo úmido: separe -o  em mexas finas, passe um pouco de creme de pentear e um pouco de gel ou mousse. Pegue um canudo e envolva a mexa do cabelo fazendo um espiral e  prenda com um grampo. Se você não tiver grampos, dê um nó com o próprio canudo.

Com o cabelo seco: utilize um óleo de sua preferência com um pouco de reparador de pontas e faça o mesmo processo do cabelo úmido. Deixe o cabelo secar naturalmente. Você  pode secar com o secador, se preferir. O único problema do canudo é que as mexas tem que ser bem fininhas e o cacho fica mais fechado ou seja, é mais trabalhoso, porém, o resultado fica incrível.

Obs: Ao usar o secador não deixe muito próximo aos canudinhos porque eles podem derreter com o calor.

Como exemplo segue o vídeo da Carol Manprin de como enrolar o cabelo com canudo.

CACHEAR O CABELO COM COQUINHOS

Outra forma bem bacana é os chamados coquinhos.

Com o cabelo úmido: separe -o  em mexas (nem muito grossa pois mechas assim tendem a não ficar com boas ondulações e nem muito fina porque é mais difícil para prender a pontinha do cabelo). Passe um pouco de creme de pentear e um pouco de gel ou mousse, enrole o cabelo como se fosse uma polpa e prenda com um elástico (xuxa pequena). Deixe o cabelo secar naturalmente. Você pode secar com o secador, se preferir.

Com o cabelo seco: utilize um óleo de sua preferência com um pouco de reparador de pontas e faça o mesmo processo do cabelo úmido.

Como exemplo segue o vídeo da Rayza Nicácio.

CACHEAR O CABELO COM TRANÇAS

Quem não sabe fazer uma trança, não é mesmo? Elas além de deixar uma textura bacana ainda deixa os fios bem macios.

Com cabelo úmido: divida o cabelo em mechas, passe um pouco de creme de pentear e um pouco de gel ou mousse e faça uma trança, prenda a ponta do cabelo com um elástico e deixe secar naturalmente.

Com o cabelo seco: um óleo de sua preferência com um pouco de reparador de pontas e borrife um pouco de água, faça o mesmo processo do cabelo úmido. O beneficio de fazer com o cabelo seco é que você pode dormir de tranças e só tirar no outro dia, use uma touca, de preferência, seda ou cetim.

Como exemplo de como fazer segue o vídeo do canal Brenda Lima:

CACHEAR O CABELO COM BIGUDINS/FLEXI RODS

É bem parecido com bobs, porém, os cachos ficam muito mais definidos.  Nesse caso, a forma de usar vai depender do bigudinho que você for utilizar, pois existem vários e a forma é diferente entre si. No pacote que você compra vem com as instruções de uso, outra opção, é olhar vários tutoriais que existem no YouTube. Pode ser usado tanto com o cabelo úmido e seco. Outro fato para levar em consideração é que os bigudinhos mais finos deixam os cachos mais fechados e os mais grossos com os cachos mais abertos, escolha de acordo a abertura do seu cacho.

Com o cabelo úmido: aconselho usar gel e um creme de pentear.

Com o cabelo seco: usar um óleo, pomada ou cera. Não use muito para não deixar os fios carregado pois dará aspecto de sujo.

Como exemplo segue o vídeo da Rayza Nicácio.

No mercado existem diversos tipos de finalizadores, vou citar os principais, o que é, suas funções e o ideal para cada tipo de cabelo.

ATIVADOR DE CACHOS

O que é?Em spray, creme ou gel, tem ativos que devolvem a elasticidade.
Função: define cachos, diminui o frizz e o volume. Existem alguns que também pode ser usado para dar um volume nos cachos, depende muito do fabricante.
Ideal para: Cabelos de ondulados a afro. Todos os tipos de fio

LEAVIN-IN 

O que é? Hidratante sem enxágue. Com textura mais leve e/ou fluida do que o creme de pentear.
Função: Reduz o frizz, hidrata, deixa maleável e modelado delicadamente. Alguns são indicados para usar antes do secador e chapinha, pois alguns possuem protetor térmico.
Ideal para: Todos os tipos de cabelo.

CREME PARA PENTEAR

O que é? Hidratante sem enxágue.
Função: Hidratar, nutrir, deixar maleável, modelar e reduzir o frizz.
Ideal para: Todos os tipos de cabelo. Os de texturas mais densas para fios mais grossos e com texturas mais fluidas para fio mais finos.

SPRAY DE VOLUME

O que é? Similar ao mousse porém, deixa um aspecto mais natural que o mousse.
Função: Dá corpo e volume às madeixas.
Ideal para: Todos os tipos de cabelo.

MOUSSE

O que é? Produto na forma de espuma que ajuda a modelar os fios.
Função: Dar volume às madeixas.
Ideal para: Todos os tipos de cabelo.

POMADA

O que é? Muito similar à cera, contudo, é mais cremosa. Contém menos óleo logo, sua fixação é menor.
Função:Finaliza penteados, controla o frizz e dá destaque às pontas de fios repicados.
Ideal para: Todos os tipos de cabelo

SÉRUM E SILICONE

O que é? Tipo de óleo. O sérum é um genérico do silicone.
Função: repara as pontas temporariamente e dá brilho.
Ideal para: todos os tipos de cabelo.

REPARADOR DE PONTAS

O que é? Tipo de óleo.
Função: Reparar as pontas temporariamente, dá brilho e alguns reduz o aspecto de ponta dupla.

CERA

O que é? Espécie de creme de consistência densa que contêm bastante óleo e silicones na composição e modela os fios. Há tipos com brilho e com efeito matte (opaco).
Função: define o repicado, finaliza penteados e ajuda na durabilidade do mesmo.
Ideal para: fios grossos.

Algumas dicas

  • Caso você opte secar com o secador, use a temperatura morna e um protetor térmico. Lembrando que usar o secador o cabelo tende a ficar mais frizado do que secar ao natural.
  • Em um borrifador adicione água, um pouco de óleo (pode ser reparador de pontas ou silicone), bepantol (opcional ) e creme para pentear ou leave – in. Usar essa misturinha sempre que desejar fazer uma texturização ou revitalizar os cachos.
  • Usar uma touca e fronha de cetim ou seda ajuda a não amassar os cachinhos.

Espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida, deixe nos comentários. Confira os outros post da serie Diário de uma cacheada clicando – aqui. Um cheiro e até o próximo.

Referências:
Site sweet woman; – Site transitei; – Blog cachos e mais; – Blog Hi cachos; – Blog moda e moldes; – Site fique diva.