Oi gente linda, tudo bem? Como algumas de vocês sabem eu adoro ler livros de moda e de maquiagem, adoro saber sobre esse universo da beleza. Esse ano eu já li vários livros sobre beleza ou moda. Como a intenção do blog é de compartilhar dicas que sejam legais resolvi começar a trazer um pouco dessas leituras aqui para o Maquilagem.

Hoje eu vou falar um pouco sobre o livro “O Essencial” da Costanza Pascolato, diva master da moda, rs! Se você não conhece a Costanza vou fazer uma apresentação breve.

o-essencial-costanza5
Como podem perceber a marca registrada de Costanza são os óculos, rs!

Costanza Pascolato nasceu em Siena, na Itália, mas mora no Brasil desde 1939. Sua família criou a Tecelagem Santaconstância quando ela tinha 8 anos. Em 1971 ela começou a carreira como editora de moda nas revistas Claudia e Claudia Moda, onde trabalhou por 17 anos.

Depois que ela saiu da editora Abril, passou a dedicar a Santaconstância. Foi colunista da Folha de São Paulo e atualmente escreve para a Vogue Brasil. Seus maiores projetos são o site costanzapascolato.com.br que fundou em parceria com a Shop2Gether e sua conta no instagram @costanzapascolato2g que reuni mais de 330k de seguidores.

Vamos ao livro “O Essencial”

o-essencial-costanza2

o-essencial-costanza3

O livro contém várias dicas de peças de roupas coringas e de como usar essas peças. Costanza fala da moda de uma forma leve, sem complicações e sem muitas elaborações. Ela consegue mostrar que moda não é um bicho de sete cabeças e que você não precisa seguir a moda a todo custo. O foco principal do livro é fazer você descobrir o seu estilo e adaptar peças coringas ao seu gosto e ”corpitho”.

“Respeite sua essência. Seja você mesma. É o jeito mais inteligente de construir seu estilo, sua maneira de viver e de se vestir. E você vai ver: Estilo é fundamental para a autoestima.” (Costanza Pascolato)

o-essencial-costanza

A parte que eu mais gosto do livro é quando ela começa a descrever os itens essências de um guarda-roupa. Acredite não são muitos, é o básico que eu garanto que você já tem a maioria das peças, rs!

Além de descrever e dar um contexto histórico falando de onde surgiu a tendência, quem criou primeiro, a costura ideal, Costanza também da algumas dicas de como usar e dicas de qual caimento combina com mais com cada tipo de corpo. Ela da dicas para todas as mulheres as que tem pouco seios, muito seios, pouca bunda, muita bunda, perna grossa, perna fina, se é alta se é baixa, se é magra ou se é gordinha.

Ha, outra parte que gosto do livro é quando fala sobre as cores, qual cor realça cada tonalidade de pele. A cor ideal pra determinadas ocasiões…Adoro essa parte, rs!

“Roupas devem atender ás suas particularidades. Não interessa se está na moda, se as revistas não param de falar sobre o assunto: se não fica bem em você, não use” (Costanza Pascolato)

o-essencial-costanza1

Se você está a procura de dicas de moda, se você quer melhorar seu estilo ou então descobrir qual estilo mais lhe agrada, recomendo muito esse livro. E para as pessoas que gostam de elr sobre moda, também é uma ótima dica. Eu adorei ler e já tirei várias ideias de futuros post e de looks do livro, rs!

“Na hora de decidir o que for comprar, considere o que já tem no armário. Pense bem se a nova compra não é repetitiva, se vai combinar com o que você já tem, se vai modernizar o guarda-roup, se vai incrementar o seu estilo” (Costanza Pascolato)

Eu encontrei esse livro na livraria Cultura mas, você acha fácil pra vender na internet, eu paguei em torno de R$ 39,90 no livro. Espero que vocês tenham gostado da dica, aproveitam para ler nas férias ou naquele dia que você tem para descansar, garanto que a leitura vai ser um verdadeiro aprendizado da moda, rs!

Obrigada por ler até aqui, um super beijo e até o próximo post. <3

*Nenhum produto citado no post foi utilizado para fins publicitários
* A primeira foto desse post foi retirada do banco de imagem do google